quinta-feira, 26 de maio de 2011

Desrespeito

Gostaria de, como professora e principalmente como mãe, demonstrar minha indignação frente à proposta de implementação do Piso Nacional do Magistério apresentada pelo Governo do Estado. Sou professora formada e pós graduada em minha área, efetiva no estado, comprometida com meu trabalho, assim como a grande maioria dos professores que trabalham comigo. São planejamentos, atividades diferenciadas para alunos com dificuldades, frustrações, replanejamentos, correções, pesquisas e livros por todos os lados. Além das constantes cobranças de pais e governos. O peso de “redentor” carregado nas costas e lembrado diariamente na mídia e por todos na comunidade escolar.
É sempre um início de ano letivo difícil, com um grupo reduzido de professores (só os efetivos, que são em sua maioria pós graduados e com uma carreira e experiência nas costas, justamente os que não ganharam aumento) já que os ACT’s vão sendo contratados aos poucos. Isso quando vêm, pois faltam professores!
A questão não é quem merece ou não, mas sim a formação, o tempo de serviço, a justiça que existe no processo de formação, de construção do profissional. Não é o agora, mas o que vai ser quando nossos jovens perceberem que para estar em uma sala de aula não precisa nem de graduação.
Mas, tudo bem! O negócio é entrar numa faculdade, fazer dois semestres de qualquer coisa e dar aula no Estado. Fazer um “bico” como dizem alguns. Sem compromisso, sem conhecimento e sem amor. Ou como farão muitos de meus colegas, mudar de profissão ou então partir para as instituições privadas.
Como mãe acima de tudo, lamento, pois quero para minha filha o melhor, o qualificado, o preocupado com sua aprendizagem, um parceiro. Mas, pelo jeito, para nosso “inusitado” governo, o que vale é a lei do menor esforço. Tudo igual! Vamos acabar com as licenciaturas, com os estágios, as leituras, o estudo noite adentro, as orientações, os TCC’s, os custos de uma formação qualitativa, os sonhos. Afinal, para o governo o ensino médio vale tanto quanto uma especialização.

Um comentário:

  1. What is a Make Money? - Work-to-Earn
    If you're planning on making money, make money or try your luck. If you're a gambler, you should not make your money and หารายได้เสริม you need to keep

    ResponderExcluir